4 dicas para escolher o tapete para um ambiente pequeno

Está cada vez mais comum encontrarmos espaços residenciais ainda menores, principalmente nas grandes cidades, isso porque o número de pessoas cresce cada vez mais e há menos espaços para a construção de novos apartamentos. E na decoração existe uma grande dúvida quanto ao uso de tapetes em ambientes pequenos, mas é importante ressaltar que esse não é um problema, pois existem truques para que não haja erros no tamanho e combinar formas e estilos.

O tapete não é apenas um item que promove conforto, mas também é capaz de delimitar ambientes e além disso, mudar o conceito da decoração por completo. Por isso, para que você consiga aproveitar essa função que o tapete traz para os ambientes, inclusive os pequenos, é interessante que você saiba combinar todas as características para fazer a escolha certa. Pensando nisso, separamos 4 dicas para você saber escolher o tapete para um ambiente pequeno.

Escolhendo o tamanho ideal do tapete

O problema na hora de decorar um apartamento pequeno com tapete não está no tamanho do ambiente, mas sim na peça escolhida. É por isso que as fábricas produzem cada vez mais itens dos mais diversos tamanhos, pois o objetivo principal é atender todos os tamanhos de ambientes. É muito importante medir os cômodos e a mobília do local de onde você quer colocar o tapete. Um exemplo interessante é na sala de estar. Neste local, por ser uma sala pequena, as poltronas devem ficar inteiras em cima do tapete, no sofá, a peça deve entrar 20cm debaixo dele. Se o uso é na sala de jantar, o tapete deve cobrir toda a mesa e as cadeiras mesmo que arrastadas para fora.

Cores e texturas do tapete

É de senso comum que o tapete deve combinar com todos os objetos do ambiente, como a mobília e o restante da decoração. A criação de contraste com o piso muitas vezes causa uma falsa ilusão de que o espaço ficou maior e para espaços pequenos, isso é importante. Na sala de jantar opte por tapetes com cores claras e de fibra natural, de preferência. Isso deixará o ambiente mais sofisticado. Já nas salas, seja de TV ou de estar, busque utilizar tapetes mais confortáveis, como os felpudos. Nos quartos os de nylon e de outros tecidos sintéticos são os mais interessantes para serem utilizados.

Formatos

Principalmente quando estamos em ambientes pequenos, os modelos de tapetes devem contar com uma proporção correta. O mais escolhido é o formato quadrado, isso porque eles dão uma sensação de maior amplitude, o que é interessante em locais deste tamanho. Os tapetes redondos são mais indicados para quartos infantis hall de entrada e outros locais que caiba apenas este modelo, isso por serem mais difíceis de combinar. E não se preocupe em comprar apenas um tapete pequeno, desde que os outros tamanhos sigam essa dica.

Fique atento ao tipo de piso

Quando falamos em tapetes em ambientes pequenos, a atenção ao tipo de piso deve ser maior do que em locais maiores. Assoalho, granito, cerâmica, mármore e porcelanato combinam com todos os tipos de tapetes, seja qual for a sua textura, cor ou formato. Mas em contrapartida, mosaico, ladrilhos e o parque só combinam com tapetes com cor neutra e que sejam totalmente lisos para que não haja muita informação.

Mora em um apartamento pequeno e quer utilizar tapete na decoração? Com as dicas de como usá-los você encontra o seu preferido aqui na WP Home.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *